Olá, fanfiqueirxs. Como estão nesta noite chuvosa de quinta??? Vamos a mais uma coluna para fechar a noite??
POR QUE O PLOT DE GRAVIDEZ É TÃO ODIADO?
como lidar com a polêmica que assombra a temática
Se você é um leitor ávido, seja por livros ou fanfics, deve ter se deparado, em algum momento da sua vida, no ódio espalhado que algumas pessoas sentem quando se deparam com o plot de gravidez. Eu não sei se ódio é exatamente uma palavra para definir esse sentimento de conflito, já que é algo forte, mas é exatamente esse sentimento que usam para declarar a sua antipatia pelo plot. Mas afinal, por que o plot de gravidez é tão odiado?
Por que a ideia de uma personagem grávida causa esse tipo de sentimento? Elas não são seres humanos normais, como nós, capazes de engravidar? É da natureza humana e não há nada de errado em retratar esse período da mulher em um livro/fanfic. Mas muita gente acaba por decidir abandonar a obra quando se dão conta de que há gravidez na história.
O mesmo acontece com crianças, quando elas são incluídas no enredo. Olhe ao seu redor. Em qualquer lugar, você certamente estará acompanhado de uma criança no próprio ambiente. É normal alguém não gostar de crianças, não se identificar ou saber lidar com elas, mas odiar uma criança parece algo extremo, até na ficção.
É chato bater na mesma tecla, mas: uma mulher engravidar não a torna inválida. Ela ainda tem capacidade de ter um protagonismo brilhante em qualquer história. Claro que cada um tem um gosto próprio definido de leitura e ninguém é obrigado a gostar de determinado plot, mas o ponto aqui é justamente o ódio direcionado às personagens que engravidam.
E essa coluna de hoje busca somente uma coisa: trazer meu declarado apoio a qualquer autora que se identifique ou simplesmente goste de trazer essa temática em suas histórias. Mesmo que o plot/tema seja bastante odiado na comunidade de leitores, tanto de livros, quanto de fanfics, podem ter certeza que a maioria vence essa minoria. Nunca se deixem afetar por essa negatividade e ódio que assombram a gravidez em qualquer enredo.
A escrita é uma ferramenta de liberdade e expressão. Usem a seu favor e continuem fazendo o que vocês fazem de melhor: deem vidas aos seus personagens.
– Aurora C.
