Olá, querides, cês tão bem? Espero que sim! Nessa quinta-feira gostosinha, venho com mais uma coluna de Como Fazer algo. Na coluna de hoje, algo muito importante: “Como ter inspiração e afastar o bloqueio”. Pega o caderninho para anotar!!!
COMO TER INSPIRAÇÃO E AFASTAR O TEMIDO BLOQUEIO
Filmes de terror assustam muita gente, mas sabem qual é o pior pesadelo de um(a) escritor(a)? O maldito bloqueio criativo. Ele consiste em basicamente como uma maldição e não conseguimos escrever nada, nem mesmo uma mísera frase. É por isso que a coluna de hoje é sobre como ter inspiração.
Existem pessoas nesse mundo de escrita de livros/fanfics que só conseguem escrever quando bate aquela famosa inspiração. Não é exatamente o recomendado, mas é o que acontece, pois uma pessoa sempre age de maneira diferente da outra. Cada um tem um jeito de lidar com suas próprias criações, mas se você é exatamente do time que espera a inspiração bater na porta ou surgir como mágica, acompanha essa coluna.
Quem espera pela inspiração, não está imune ao bloqueio criativo. Mas como conseguir fugir dessa bendita? Embora tenha consciência que nem sempre uma dica funciona sempre para todo mundo, ela pode funcionar para a maioria. A primeira parte dessa coluna de hoje é: tenha uma conta no Pinterest.
Criar o visual da sua história ajuda a manter a inspiração ativa. Isso porque, quando você começa a caçar cenários e personagens que compõe a sua história, a vontade de escrevê-la aumenta e esse processo também pode ajudar nas ideias de cenas. Tenha uma conta no Pinterest, crie pastas e separe os cenários de sua história, montando todo o visual dela. Só cuidado para não viciar nisso e esquecer do principal: escrever a história, hein?
Outra dica que ajuda muito a inspiração é: crie aesthetic. Não precisa ser nada muito elaborado. Você pode criar aesthetic dos personagens, da história, de alguma cena. Tudo é válido. E se você não sabe o que é aesthetic, pesquisa no próprio Pinterest que vai surgir um monte e você pode se inspirar.
Quando estiver escrevendo, comece a anotar as principais cenas. Se possível, na ordem em que elas vão acontecer. Isso costuma me ajudar na hora que eu travo e principalmente quando eu estou com bloqueio criativo. Basta eu dar uma olhada na lista de cenas que eu tenho anotado que, mesmo se eu não estiver inspirada, consigo escrever um pouco, para adiantar a história.
São inúmeras dicas, mas mesmo seguindo todas elas, infelizmente não tem como erradicar o bloqueio criativo. Todo mundo tem um dia, e quase todo mundo tem sempre. E tá tudo bem. Nem os autores famosos dessa vida conseguiram escapar dessa maldição, quem dirá nós, não é mesmo?
Um beijo e até a próxima!
– Aurora C.
