Olá, gatinhas e gatões! Boa noite com mais uma coluna e dessa vez, não tão tarde assim HAHAHA Vamos para mais uma conversa?
O FAMOSO CROSSOVER
Como criar ligação entre as histórias
Todo mundo já deve ter ouvido falar sobre crossover. Mas, para mera explicação, crossover basicamente é inserir um personagem de outra história/universo, no meio de tal história/universo. Ficou confuso? Eu tenho um exemplo que vai quebrar a sua confusão mental em um segundo: os filmes da Marvel.
Mesmo que você, caro leitor, não seja um/uma marvete de carteirinha, deve ter ouvido falar dos heróis que compõem todo o universo da Marvel. A Marvel sempre introduz um personagem ou outro em um cenário que não é o seu atual, ou seja, a exemplo de explicação, vou pegar o último filme do Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa, onde [ALERTA SPOILER!] os três homens-aranhas existentes, de universos diferentes, se encontraram. Isso se configura como crossover, como também quando os Guardiões da Galáxia, que vivem em uma galáxia, um cenário completamente diferente, encontra os Vingadores, do qual eles nunca ouviram falar. Deu para entender, né?
E é justamente esse tema que a coluna de hoje vai abordar. O crossover é muito comum nos universos literários também, principalmente quando uma mesma autora tem várias histórias, seja no mesmo universo ou não. O/A autor/autora tem total liberdade de interligar duas ou mais histórias através do crossover. Ela pode escrever sobre a história de fulano 1, que tem um irmão, que é personagem de outra história completamente diferente. Ou seja, fulano 1 e fulano 2 são irmãos no mesmo universo, mas em histórias distintas. Quando um se encontra com o outro, estamos falando de crossover.
E isso entra na questão de ligação entre as histórias. Uma história pode ser independente de outra, mas eventualmente, elas podem estar ligadas, tanto por ser do mesmo universo, ou simplesmente pela ligação entre os personagens.
Felizmente, não há nenhum segredo para a composição de um crossover. Você pode misturar quantos universos quiser, quantas vezes quiser. A franquia de séries de Chicago (Chicago Fire, Chicago PD e Chicago Med), são histórias que são interligadas, mas uma independe da outra, onde os personagens também são ligados por parentesco.
Espero que tenha ficado um pouco claro toda essa coisa de crossover e ligação entre as histórias. É uma prática comum no mundo cinemático, literário e, claro, no mundo das fanfics. Dito isso, espero que vocês estejam aproveitando para criar diversos crossovers e muita ligação entre as histórias. Não há nada mais gostoso que estar apaixonada em um personagem de outro universo e ele passar a interagir com nossos outros personagens favoritos. Obrigada, Marvel, por não ter trollado a nós, fãs, com três Tom’s Holland.
– Aurora C.
